Em 21 de setembro de 1948, foi realizado um plebiscito, tendo seu resultado favorável ao SIM. Diante disso, em 24 de dezembro de 1948, a Lei n° 233 foi promulgada pelo Governador Adhemar de Barros, tornando Barueri um Município.

Em 2002, na gestão do Presidente Jaques Artur Munhoz, (Dr. Jaques) em virtude da revisão do conjunto de normas ISO 9000, a Câmara Municipal passou por profundas transformações para se adaptar aos novos requisitos exigidos na versão 2000. A Câmara Municipal de Barueri saiu na frente mais uma vez, foi Certificada ISO 9001:2000 já em 2002, antes do prazo.

Em 2005, sob a Presidência de Antonio Donizeti Inácio (Pr. Tony), a Câmara Municipal de Barueri iniciou mais uma empreitada chamada SA 8000, visando o reconhecimento como modelo nacional de eficiência em administração pública, pautada pela ética, respeito ao cidadão e responsabilidade social.

A SA 8000 é uma norma internacional que visa aprimorar as condições do ambiente de trabalho e das relações da Instituição com todas as partes interessadas: funcionários, colaboradores, comunidade, fornecedores, clientes e outros. A Câmara foi recomendada à Certificação no final de 2006. 

13 de março de 1949 - primeira eleição -  definiu as 13 cadeiras do Poder Legislativo barueriense, que tomou posse em 26 de março de 1949 num prédio especialmente destinado, localizado na Avenida Dom Pedro II. A primeira Sessão de Posse foi presidida pelo Juiz Eleitoral Dr. Euclides Custódio da Silveira. 

Na mesma Sessão, foi realizada a primeira eleição para definir a Mesa Diretora e as Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Barueri.

Em 31 de março de 1949, foi realizada a primeira Sessão Ordinária, cuja matéria de discussão foi o Projeto de Lei, de autoria do Executivo, para criação de cargos para a administração municipal. Sua tramitação gerou a primeira Sessão Extraordinária em 2 de abril de 1949.

Em 2007, a Câmara inicia com um fato inédito: Antonio Furlan Filho, Toninho Furlan, irmão do Prefeito Rubens Furlan, assume a Presidência da Câmara. Pela primeira vez na história de Barueri irmãos ficam à frente dos poderes Executivo e Legislativo.

O dia 8 de dezembro de 2008 é uma data histórica para Barueri. Na ocasião, o presidente Toninho Furlan inaugurou a nova sede da Câmara Municipal, no Centro Comercial Barueri. Pela primeira vez na história, o Poder Legislativo passou a ocupar um prédio moderno e especialmente construído para este fim.

No ano de 2010, ainda sob a presidência de Toninho Furlan, a Câmara Municipal de Barueri é certificada com a ISO 14001:2000- Norma de Responsabilidade Ambiental. Isso quer dizer que todas as ações da Câmara de Barueri são voltadas à sustentabilidade, preocupação com o meio ambiente.

Em 1961 a Câmara mudou-se para a Rua Santo Antonio (atual Rua do Paço), no mesmo prédio denominado Paço Municipal, onde estava a Prefeitura.

Em 1975, através da Lei n° 184, de 31 de outubro de 1975, a Rua Santo Antonio passou a denominar Rua do Paço.

Em 1993, a Câmara Municipal de Barueri passou a funcionar em outro prédio, também na Rua do Paço, onde permaneceu por quinze anos.

Em 1998, sob a Presidência de Waine Amaro Billafon, num projeto inédito no país, a Câmara Municipal de Barueri iniciou a implantação de programas, como Estudantes na Câmara, Ata Eletrônica, Biblioteca Legislativa, TV Barueri e outros. A Câmara Municipal de Barueri, ficou conhecida no Brasil inteiro como a PRIMEIRA CÂMARA MUNICIPAL A RECEBER O CERTIFICADO ISO 9002. O Escopo da Certificação foi o Serviço de Apoio Técnico ao Poder Legislativo.

Atualmente a Câmara Municipal de Barueri é composta por 21 vereadores, sob a presidência do vereador Carlinhos do Açougue (DEM), eleito pelos seus pares para o biênio 2015/2016 e posteriormente reeleito para o biênio 2017/2018.