Exposição apresenta ao visitante uma parte da história do município por meio do acervo do Poder Legislativo

O presidente da Câmara Municipal de Barueri, vereador Carlinhos do Açougue (DEM), inaugurou na terça-feira, 6, a exposição “Câmara Municipal de Barueri – Documentos Além da Função Essencial”, que apresenta documentos produzidos e acumulados nas diversas funções do Poder Legislativo e que ajudam a contar uma parte da história da cidade.

20180504expo2

A mostra, organizada pelo Acervo Público da Câmara, está dividida em seis partes. Por meio de documentos, objetos e imagens, o visitante pode fazer uma verdadeira viagem no tempo, conhecendo ou relembrando momentos históricos de Barueri desde sua emancipação, em 1949, até os dias atuais.

20180504expo3

“O ato oficial que marca a criação de uma cidade é a instalação da Câmara Municipal. Ou seja, é impossível contar a história de Barueri sem passar pela história do nosso Poder Legislativo. Esse acervo tão rico e bem preservado que temos aqui demonstra isso com clareza. Para nós é uma satisfação abrir essa exposição para a população no mês em que comemoramos o 69º aniversário da nossa cidade”, comentou Carlinhos do Açougue.

20180504expo4

Na mostra, fica claro para o visitante que como a produção de documentos no Poder Legislativo passou por inovações tecnológicas ao longo dos anos. “Cadernos manuscritos passaram a folhas datilografadas, fichas e formulários impressos tipograficamente começaram a ser emitidos por sistemas informatizados e os registros audiovisuais, sonoros e fotográficos foram digitalizados”, exemplificou Reginaldo Cruz, coordenador da Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso. “Para cada alteração na execução das tarefas, novos equipamentos foram adicionados e outros se tornaram obsoletos, como a máquina de escrever, as fitas magnéticas, vídeo VHS, filmes fotográficos e, recentemente, CDs e DVDs”, completou o curador da exposição.

20180504expo5

Exposição "Câmara Municipal de Barueri – Documentos Além da Função Essencial"

De 6/3/2018 a 30/4/2018 – 9h às 17h. Entrada gratuita.

Acervo Público da Câmara Municipal de Barueri - Al. Wagih Salles Nemer, 200 – Centro